O que é a Biodanza

A Biodanza® é um sistema de desenvolvimento humano, integração afectiva e reaprendizagem das funções originárias de Vida baseado em vivências induzidas pela dança, pelo canto e por situações de encontro em grupo.

A Biodanza® fundamenta-se num modelo teórico-operacional de base transdisciplinar que tem como referências a Biologia, a Arte e as Ciências Humanas.

Um pouco de história

Rolando Toro

O fundador do Sistema de Biodanza® foi o psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno Rolando Toro Araneda (1924-2010).

Em 1965, sendo membro docente do Centro de Estudos de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade de Santiago do Chile, Rolando Toro realizou as primeiras investigações com música e dança no Hospital Psiquiátrico de Santiago.

A partir da observação das respostas destes pacientes aos tipos de música e dança propostos, foi delineado o primeiro eixo do actual Modelo Teórico-Operacional, o qual tem sido sucessivamente actualizado ao longo dos últimos 40 anos.

Foi ajustada a sua terminologia e descobertas novas relações entre emoções e saúde. Não obstante, o modelo teórico mantém a sua estrutura original.

Através do tempo foi possível registar, com precisão, as respostas neurovegetativas, as modificações comportamentais e as mudanças no estilo de vida.

Foram efectuadas medições do rendimento psicomotor, neurovegetativo, endócrino e imunológico. 
O estudo sistemático do processo evolutivo dos alunos, dentro das 5 linhas de potencial humano, tem sido feito de forma constante.

O modelo teórico de Biodanza® é actualmente muito sofisticado e permite a sua aplicação não só a pessoas sem patologia clínica, como também a doentes com distintos quadros clínicos.

Como actua?

A Biodanza® inspirou-se nas origens mais primitivas da dança. Utiliza-se da música, do movimento e da emoção para desenvolver as potencialidades do ser humano: Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afectividade, e Transcendência. Resgata em cada um a sua própria dança, a sua própria maneira de viver e de ser e de se conectar com a alegria de viver.

A sua proposta é restabelecer o conceito original de dança na sua mais ampla acepção, como movimento natural pleno de significado, e com o poder de induzir transformações na existência.

Cada participante está convidado a descobrir as próprias respostas vitais e a conduzir a sua forma de expressão e de acção reforçando o seu desenvolvimento, equilíbrio orgânico e existencial.

Em Biodanza® não existem coreografias, “dançar bem” ou “dançar mal”, mas sim a busca da nossa expressão única a partir da emoção presente.

Ao som da música e conforme a dança proposta, as pessoas movem-se ao seu ritmo. Cada um dança (desenvolvendo categorias de movimento como o ritmo, coordenação, flexibilidade, controlo voluntário, potência, leveza, fluidez, etc.) dentro dos limites possíveis naquele momento.

A prática regular de Biodanza® ajuda a alcançar níveis cada vez mais elevados de integração motora, afectiva e existencial.

A Biodanza emprega uma metodologia vivencial, dando ênfase à experiência vivida mais do que à informação verbal, que permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão.

A Biodanza promove a integração entre sentir, pensar e agir e facilita a harmonização do ser humano em vários níveis:

a) Conexão Consigo mesmo, através da expressão da própria identidade

b) Conexão com o Outro, através do encontro humano, com base na convivência e na aceitação das diferenças

c) Conexão com a Totalidade, ligando-nos à natureza e despertando sentimentos de sacralidade e respeito por todas as formas de vida

A proposta da Biodanza® é de facilitar integração da Identidade, criando as condições para que esta se revele e desenvolva através dos 5 canais de expressão dos potenciais genéticos humanos: As Linhas de Vivência.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s